domingo, 26 de abril de 2015

Vasco sai na frente, e leva vantagem pro jogo decisivo.

Por Gabriella Ribeiro (estágiaria)

Neste domingo (26) aconteceu no estádio do maracanã, a primeira partida da final do campeonato carioca, entre Vasco e Botafogo. Onde o alvinegro  jogava com a vantagem de dois empates, por ter feito a melhor campanha do campeonato. Um jogo que recebeu 45.488 público presente, onde estes torcedores incentivaram seus times durante os 94 minutos de jogo. Luiz Antônio (índio) árbitro da partida, marcou 30 faltas, sendo 20 a favor do Vasco da Gama, e aplicou 4 cartões amarelos para cada time. uma média acima do normal, por não ter tido problemas ao desenrolar da partida.

 Com apenas 18 segundos de bola rolando, o botafogo teve sua primeira chance com uma cabeçada de Bill. Demonstrando já no inicio da partida, um jogo veloz, e uma troca de passes rápida . Ao contrario do cruzmaltino, que trabalhou melhor a bola, desenvolvendo as jogadas em seu lado direito e  tendo um melhor ataque pela esquerda com Dagoberto. E a partir dos 20 minutos do primeiro tempo, o botafogo deu liberdade para que o vasco trocasse passes e encerrasse com 70 % a posse de bola, dando a este um domínio de jogo. Mesmo ambos, terem encerrado a metade do jogo com 6 finalizações sem total sucesso.

Já no segundo tempo René Simões (técnico do botafogo) substitui Gegê por Tomás, e o botafogo tem uma ótima chance com Bill que de cavadinha joga pra fora. Logo em seguida é a vez de Dorival Júnior (técnico do vasco) fazer alterações e substituir Dagoberto por Bernardo e Marcelinho por Rafael Silva, e com isto o Vasco cresce na partida, com uma cabeçada do Julio dos Santos (meio campo) e um belo chute perigoso de Rafael (atacante). Em seguida Dorival faz sua última substituição e tira Julio dos Santos (meio de campo) que fez uma ótima partida, e coloca Thalles (atacante). Se não bastasse tantas substituições René simões tira Pimpão pra entrada de Sassá.

As oportunidades crescem para os dois lados, mas aos 40 minutos o Botafogo tem uma grande chance com Willian Arão que saí de trás da defesa para soltar uma bomba no travessão de Martin Silva, que foi frio em diversas jogadas, e defendeu bolas precisas. Mas, para a insatisfação do Alvinegro que após bola no travessão acordou para à partida, aos 45 minutos, Bernardo cobra falta, que passa por todos, encontrando Rafael Silva que finaliza sem chances de defesa ao goleirão Renan, e marca o único gol da partida. Desbancando a vantagem do botafogo sobre os empates, e vai para o último jogo decisivo, com um placar de 1 gol de diferença.

Vasco que já não ganha um estadual á 12 anos, vem em busca do seu vigésimo terceiro título regional, junto com o botafogo que sonha em conquistar seu vigésimo primeiro título, Botafogo que jogou sem um dos seus principais jogadores da temporada, Jobson, suspenso por 4 anos pela fifa, por envolvimento de doping, ainda quando jogava pelo Allttihad, da Arábia Saudita. E um possível retorno do goleiro Jefferson, que estava afastado por uma operação feita no joelho. A partida de volta será no estádio do maracanã, no dia 03 de maio. Jogo decisivo para sair o campeão carioca de 2016.

-foto:Marcelo Sadio/Vasco.com.br
jogadores comemoram o gol com a torcida vascaína.