Agora é pra valer! Depois de 12 anos, o vasco, novamente se torna campeão estadual, em cima do Botafogo. Neste domingo (03) o Maracanã contou com a presença de uma massa, que vestiu o estádio de preto e branco, onde ambos fizeram suas festas, através de seus mosícos, bandeirões e cantorias. Porém quem levou a melhor foi o Vascão, que com o placar de 2x1 desbancou o botafogo. Um jogo que chamou a atenção pelos números de cartões e faltas em bola rolando, foram 8 cartões amarelo, gerando 1 vermelho ao alvinegro, e 5 para o lado cruzmaltino, As faltas chegaram ao número de36. Um número expantoso, para o mundo do futebol.
Um jogo eletrizante, onde, no primeiro tempo, os dois times trocaram poucos passes, e muitos chutes para frente. Porém, Vasco e Botafogo se regularizaram e encerraram o primeiro tempo com 7 finalizações consideradas, sendo, 4 do vasco e 3 do Botafogo, uma diferença de 10% sobre a posse de bola ao alvinegro. Mas aos 45 minutos do 1° tempo, o menino Rafael Silva recebe um bolão de Guiñazú e marca o primeiro gol da partida, tornando-se um dos heróis da final, já que no jogo anterior, ele também, marcou o único gol da partida, tirando a vantagem dos empates, do Botafogo e dando ao Vasco.
Já no 2° tempo, os dois times voltaram querendo jogo, explorando melhor seus lados positivos, e os negativos do time adversário, como o vasco que começou pressionando e o Botafogo apresentando dificuldades atrás, pela esquerda, mas o Botafogo acorda para o jogo e ambos apresentam boas oportunidades, até que Dorival Junior (técnico do vasco), coloca Marcelinho no lugar de Rafael Silva que saiu ovacionado pela torcida. E minutos depois Diego Jardel, aos 29 minutos, empata para o Alvinegro! É quando, as esperanças por parte de torcedores, e jogadores reaparece, mas nada é feito, e Fernandes aos 39 do 2° tempo, é expulso.
O jogo chega aos minutos finais, e a pressão só aumenta, até que o 2° gol do vasco, marcado por Gilberto, concretiza sua vitória, e o título do campeonato carioca 2015 ao Clube de Regatas Vasco da Gama. Sem esquecer de falar do Dorival Junior que merecidamente soube armar um belo time, e conquistou 2 estduais consecutivos, ano passado o paulistano com Ituano, e hoje o carioca com o Vasco. Sem falar tambémdo Willian Arão que teve que sair, da partida, ainda no primeiro tempo (por um choque com o goleiro Renan), Willian que é meio campo,e recebeu o seu primeiro cartão durante todo o campeonato, no jogo de hoje, e foi um dos destaques do campeonato carioca de 2015, e do Botafogo.
Um jogo onde as torcidas brilharam, incentivaram, e foram amigas no decorrer do jogo, sem contar que o público de hoje, bateu récorde, e foi o maior público do campeonato inteiro, com uma marca de sessenta e seis mil e cento e cinquenta e seis público presente, os jogadores fizeram uma belíssima partida, mas o grande show mesmo, quem deu foram as torcidas, que encantaram as arquibancadas do estádio do Maracanã. Vasco agora chega a marca do seu vigésimo terceiro título estadual, só atrás do Fluminense e Flamense.
foto por:Pilares Olivares/ Reuteres
Eurico Mirando era o presidente na época do último título do vasco.